Qual a função do site da sua empresa? Ele está integrado com as demais áreas ou é apenas uma página para garantir sua “presença corporativa” na Internet? Você investe em campanhas e outros canais on-line? E quem cuida das redes sociais? Em pleno século XXI, ainda são poucas as empresas que compreendem todo o potencial da grande rede mundial, que se popularizou na década de 1990. Muito mais que uma página – ou mesmo uma loja virtual -, para um negócio se desenvolver ele precisa de ações coordenadas de marketing.
Nesse contexto, a Internet precisa ser compreendida como uma plataforma de marketing com diversos recursos que devem ser pensados de forma integrada para que, em conjunto, possibilitem que a empresa alcance seus objetivos, seja a sedimentação da marca, o lançamento de um novo produto, a divulgação de uma promoção, a captação de novos clientes ou o aumento das vendas.
Muitas empresas sequer realizam ações de marketing digital, ou por considerarem desnecessárias ou por acharem que exigem altos investimentos. Outras trabalham apenas com alguns recursos (site, e-mail marketing, redes sociais) e de forma descoordenada: o site fica estático, como um “folder virtual”. Enquanto o departamento comercial manda e-mails sem padronização para uma lista mal distribuída de prospects, um funcionário de outro setor fica encarregado das redes sociais, publicando postagens desconexas e sem objetivos específicos.
Padronização + Sincronismo + Acompanhamento = Web Marketing Eficiente
Sem sincronismo dos setores e acompanhamento sistemático centralizado (gráficos, planilhas, relatórios) uma ação de marketing tende a obter resultados pífios ou até o fracasso, mesmo com altos investimentos. É aí que entra o conceito de Marketing Virtual Coordenado: com uma ação bem definida – conceitos e objetivos – a equipe determina as ferramentas mais indicadas (site, e-mail, land pages, redes sociais, campanhas on-line, etc.) e realiza as tarefas em conjunto, seguindo uma linguagem unificada.
Acompanhar regularmente todas as etapas do processo é fundamental para compreender como a ação está sendo recebida e, se necessário, fazer ajustes pontuais, em tempo hábil, para maximizar o retorno do valor investido. A terceirização de uma equipe de marketing especializada em mídias virtuais tem sido a solução que muitas empresas encontraram para que suas estratégias on-line obtenham os resultados esperados sem que, para isso, precisem investir além do planejado para o setor.
Sua empresa não precisa ser grande para investir em marketing virtual, mas, certamente, ela precisará investir nele se deseja sobreviver no mercado e crescer. Contratar uma agência preparada, que cuide de seu Web Marketing, poderá lhe poupar maiores investimentos com pessoal, capacitação e tempo, otimizando seus resultados. Mesmo (e principalmente) em momentos de crise econômica.
Precisando de ações coordenadas de marketing? Conte com a Vega Web.