Para saber como gerar negócios na Internet é preciso entender o que é a Internet. Grosso modo, a Internet é uma rede de pessoas que, através de um computador ou dispositivo móvel, acessam páginas em lugares definidos (Sites ou Portais) em busca de informação, entretenimento, soluções para problemas pontuais, comprar e vender produtos e serviços.
A grande questão é: Existem clientes em potencial para o meu ramo de negócio na Internet? A resposta é SIM. O número de pessoas que acessam a Internet cresce de forma galopante: segundo o IBGE ,em 2000 havia 9,8 milhões de pessoas no Brasil que acessavam a Internet. Já no final de 2007 este número saltou para 39 milhões e em pesquisa mais recente atingiu a marca de 41,5 milhões. O Datafolha apresenta a incrível marca de 61,4 milhões de usuários. A discrepância entre os números deve-se à diferença de metodologia, mas ambos os institutos consideram apenas os internautas maiores de 16 anos. Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas brasileiras estão conectadas à internet.
Pois bem, se existem clientes em potencial na web é possível transformá-los em clientes reais e aumentar meus lucros? A resposta? É claro que sim! No primeiro semestre de 2008, as compras on-line somaram R$ 3,8 bilhões (45% mais do que igual período de 2007). Estava previsto fechar o ano em R$ 8,5 bilhões, gastos por 11,5 milhões de e-consumidores (expressão usada para pessoas que compram através da Internet). Mesmo com crise, esperava-se um crescimento de vendas em torno de 25% a mais do que no ano passado. Resultado: O ano fechou em R$ 8,2 bilhões (crescimento de 30% na comparação com 2007), gastos por 13 milhões de e-consumidores.
A previsão para o primeiro semestre de 2009 é de R$ 4,5 bilhões. Segundo a pesquisa, 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços, e estes dados estão relacionados ao e-commerce (Comércio Eletrônico – Lojas Virtuais na Internet que efetivam compras on-line), e não expressam produtos e serviços adquiridos através de sites institucionais que recebem solicitações de orçamento e realizam negócios indiretamente pela Internet.
Então como posso atingir estes clientes em potencial com possibilidades reais de se tornarem em clientes reais? Aí chegamos ao ponto! Existem várias etapas neste processo que envolve características técnicas e de marketing que precisam ser analisadas.
Primeiramente, para realizar negócios pela web é necessário estabelecer uma meta, e fazer todo o trabalho necessário para alcançá-la. Requer conhecimento, dedicação e preparo, e pode acreditar que “Nada acontece por acaso”. Apesar de algumas notícias sobre pessoas que fizeram sucesso do dia para noite através da Internet, isso não é uma regra, muito pelo contrário.
Mas como o assunto é extenso vamos detalhar melhor em um próximo tópico.
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