O Google anunciou para esse 24 de julho importantes mudanças em suas plataformas de anúncios digitais. A primeira delas é o fim da marca Adwords. Além de passar por um processo de rebranding, o sistema receberá novos recursos e um novo nome para se adequar ao cenário atual do mercado de marketing digital: Google Ads.
Com 18 anos de idade, o Google Adwords já não representava mais a realidade dos serviços de publicidade on-line oferecidos pela gigante mundial de buscas. O anunciante atualmente necessita que suas campanhas vão muito além da compra de palavras-chaves. O potencial cliente pode ter contato com produto ou serviço oferecido pela empresa através de anúncios em vídeo, redes de sites parceiros, mapas, aplicativos para smartphones, etc.
Além disso, esse interesse pode ser identificado de várias maneiras, não só pela palavra ou frase buscada. A localização e até o comportamento do usuário on-line podem servir de base para a apresentação ou não de uma campanha. E para facilitar o gerenciamento desse novo tipo de marketing virtual, o Google colocará à disposição das agências e pequenos anunciantes a possiblidade de sugestão e automação de ações através de inteligência artificial.
Campanhas Inteligentes do Google Ads
Através do recurso de machine learning (aprendizado de máquina), o novo Google Ads poderá analisar ou mesmo “prever” os formatos e períodos de anúncio mais adequados à campanha, realizando otimização, lances automáticos, segmentação de público e criação de anúncios a partir de elementos básicos fornecidos pelo anunciante. O sistema começa a aprender a partir do momento em que a campanha é publicada e passa a fazer sugestões de peças e até mesmo tomar decisões autônomas. São as chamadas Smart Campaigns (Campanhas Inteligentes).
Apesar da nova marca e da possiblidade de unir anúncios de palavras-chaves com divulgação em vídeos, apps, jogos, redes de display, etc., a gigante de buscas avisa que todas as campanhas em andamento no Google Adwords não serão afetadas. A nova marca busca apresentar de forma simplificada todos os recursos publicitários que a empresa oferece e as possibilidades de integração entre eles.
A companhia também aproveitou para lançar novas plataformas, que unem antigos recursos e trazem novas marcas, como a Google Marketing Platform, que integra a ferramenta de gestão de anúncios DoubleClick Digital Marketing (DDM) à ferramenta de análise de tráfego Google Analytics 360 Suite (GA360), e o Google Ad Manager, que unifica o DoubleClick for Publishers (DFP) e o DoubleClick Ad Exchange (AdX). Todos com painéis remodelados e novos recursos incorporados.
A promessa do Google é que, mesmo o pequeno anunciante que deseja receber mais ligações, visitas no site ou consumidores na loja física e virtual, poderá ter acesso a ferramentas avançadas de análise e definição de ações de marketing virtual, sem grandes esforços ou investimentos. Basta que, por exemplo, ele selecione o objetivo do negócio e a região desejada e o sistema define e gerencia as palavras chaves, segmentação e as estratégias mais complexas, como promoções sazonais.
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