O WordPress é um dos sistemas mais populares do mundo para gerenciamento de conteúdo, em especial blogs, mas também sites e lojas virtuais. Criado em 2003, esse programa de código aberto vem evoluindo através de soluções criadas tanto pelos desenvolvedores originais, Ryan Boren e Matthew Mullenweg, quanto por colaboradores espalhados por todo o mundo.
O WordPress foi desenvolvido em linguagem PHP e utiliza banco de dados MySQL. Seu esquema modulado e a facilidade de uso contribuíram para que esse CMS (Content Management System) ganhasse tanta notoriedade. O problema é que isso também atrai pessoas mal-intencionadas (hackers), que tentam descobrir vulnerabilidades no sistema para explorá-las, seja invadindo e derrubando os sites ou mesmo roubando dados locais e de usuários.
Motivo 1: Segurança
Portanto, o primeiro motivo, e talvez o mais importante, para atualizar seu site em WordPress é a segurança. Sempre que uma falha ou código vulnerável são descobertos, os desenvolvedores disponibilizam uma atualização de versão para corrigir o problema. Isso acontece não só com o WordPress em si, mas também com seus temas e plugins. Portanto, manter o sistema totalmente atualizado é uma forma de proteger seu site e também seus clientes.
Motivo 2: Performance
A questão da segurança já deveria ser suficiente para convencê-lo a atualizar o site, mas há também outras vantagens no update. Uma delas é o ganho de performance. A atualização muitas vezes traz otimização dos códigos, o que costuma tornar o sistema muito mais ágil no processamento e download. Quanto mais leve o site, melhor para o usuário e também para os motores de busca, como Google, Bing e Yahoo, ou seja, seu site pode conseguir mais destaque na rede.
Motivo 3: Novidades
Quer mais uma vantagem? Melhorias na interface. Muitas atualizações do CMS e de seus plugins e temas proporcionam ganhos nas “telas” tanto do administrador quanto do usuário final. A ideia do projeto é estar sempre melhorando os recursos existentes através do aprimoramento do código e da incorporação de novos elementos e possibilidades. Isso significa que o WordPress é um sistema dinâmico e em constante evolução.
Medo de bug no WordPress?
Uma das razões que levam os proprietários dos sites a não atualizarem o sistema é o medo de que a nova versão do WordPress, do tema ou dos plugins não sejam totalmente compatíveis entre si, fazendo com que o site pare de funcionar. De fato, como esses módulos costumam vir de desenvolvedores diferentes, não há 100% de garantia de que o problema não aconteça.
Mas isso não é motivo para deixar seu site parado no tempo, desatualizado e vulnerável! Em geral, os problemas de compatibilidade costumam ser corrigidos em curto espaço de tempo. Por isso, é importante que toda atualização seja realizada por profissionais experientes e precedida de um back-up completo (sistema e banco de dados) para evitar perdas e possibilitar a reversão da instalação, caso seja realmente necessário.
Quer saber mais sobre atualização de sites em WordPress? Fale com a Vega Web!