O Blog da Vega reuniu 15 dicas de redação para SEO, para ajudar seus textos a serem bem recebidos pelos leitores e terem um bom posicionamento nos sistemas de busca, como Google, Yahoo e Bing. Essas dicas se referem tanto a textos de páginas para sites quanto a posts de blog e artigos on-line. Muitas delas não chegam a ser regras oficiais, mas são recomendações que têm mostrado bons resultados.
Seja você um blogueiro, webmaster, redator web (web writer) ou proprietário de site que utiliza ferramentas de redação on-line, é importante saber escrever para a web de forma técnica, mas que também agrade seu público. Ter um bom posicionamento será vital para atrair mais leitores, aumentar a relevância de seu site e, consequentemente, rentabilizar seu projeto web.
Confira abaixo essas 15 técnicas de SEO
- Escrever o texto sempre focando no seu usuário. Na internet, o leitor é rei! Excesso de preocupação com SEO, com frases desconexas ou com termos repetidos, pode deixar o texto muito artificial e desagradável para quem o lê.
- Defina uma palavra-chave. Uma palavra ou expressão que será o ponto central do texto. Ela representa o interesse do leitor ou o produto, serviço ou assunto que você quer promover.
- Utilize a palavra-chave no título, no primeiro parágrafo do texto e, se puder, em algum subtítulo.
- Repita a palavra-chave também em outras partes do texto, mas não exagere. O excesso de repetições torna o texto desagradável e pode provocar sanções on-line, pois é considerado trapaça (Black Hat).
- Alias, é bom conhecer as chamadas técnicas de SEO Black Hat para evitá-las e, assim, não sofrer punições pelos buscadores.
- Utilize palavras similares e sinônimos da palavra-chave nos parágrafos, mas nunca crie um bloco de texto sem sentido com essas expressões apenas para tentar melhorar seu posicionamento, isso também é passível de punição.
- Ter um conhecimento básico de formatação de texto em HTML poderá lhe trazer vantagens, afinal essa é a linguagem fundamental da Internet. Vale a pena saber como são formadas as tags (códigos) dessa linguagem, em especial as tags de cabeçalho (Meta Tags) que são lidas pelos sistemas de busca.
- Crie uma descrição do texto com cerca de 150 caracteres, incluindo espaços, utilizando a palavra-chave. Esse texto poderá ser usado no campo resumo (para sites feitos em WordPress, por exemplo), na tag “Meta Description” do HTML da página e nas ferramentas de SEO, abaixo do título do post.
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Crie uma hierarquia de títulos. O primeiro título será o principal (Título 1). Nenhum outro terá o mesmo nível. Os demais serão secundários (Título 2) ou terciários (Título 3 até Título 6). Mas não basta apenas utilizar letras grandes ou de cores diferentes. É possível fazer essas marcações de títulos de forma correta no editor de textos do site ou no próprio Word.
Obs.: Em HTML utiliza-se as tags <h1>, <h2> … <h6>. - Listas de itens facilitam a redação, pois ajudam a separar as ideias e, ao mesmo tempo, são interessantes para o leitor, pois tornam a leitura mais ágil. Títulos anunciando um número de itens também são atrativos.
Ex.: “10 Dicas para a Saúde” - Destaque algumas palavras com negrito. Isso facilita a “leitura dinâmica” para quem está com pressa em saber se o conteúdo é interessante.
- Utilize alguns links internos, que levam o usuário para outras páginas do seu site ou blog.
- Utilize pelo menos uma imagem para ilustrar o texto. O nome da imagem e o “texto alternativo” também são importantes e podem levar sua palavra-chave.
Dica.: A imagem deve ter pelo menos 550 pixels de largura e resolução máxima de 96 dpi. No WordPress, não esqueça de definir também a “Imagem Destacada”. - Utilize 300 palavras, no mínimo, no texto inteiro ou no bloco de parágrafos abaixo de cada subtítulo.
- Escreva parágrafos curtos e divida as ideias em frases. Sempre que possível, evite frases com mais de 20 palavras.
Se, após ler essas dicas, você ainda se sente inseguro com otimização de páginas e redação para SEO, então confie essa tarefa a um profissional experiente. A Vega Web está no mercado há mais de 16 anos e poderá lhe ajudar a tornar seu conteúdo mais atrativo para seu público (clientes ou leitores), bem como para os buscadores da Internet, através de técnicas confiáveis e eficientes. Fale conosco e confira!